Cuidados com cabelos para acrobatas – AkroDicas

O que você, acrobata, precisa saber para cuidar dos cabelos

Quem me acompanha no Instagram já deve ter me visto nos stories falando dos meus cabelos quebrados hahaha Recebi várias dicas dos seguidores e me falaram MUITO sobre Cronograma Capilar e Low Poo e No Poo. Por isso, fui buscar informações sobre esses técnicas para tentar melhorar o meu e estou compartilhando aqui o que aprendi. Espero que te ajude também! 🙂

Li vários artigos e assisti vários vídeos no youtube em busca de dicas para cuidar dos cabelos. Faço aula de tecido acrobático 3 vezes por semana (e tento ir na academia pelo menos 2 vezes), com isso, eu lavo o cabelo praticamente todos os dias, por causa do suor.

O sal do suor resseca os fios. Se você faz exercícios todos os dias e sua demais, o recomendado é lavar os cabelos todos os dias. Se não suar tanto, não precisa. Não é ideal lavar todos os dias, para não danificar os cabelos. Por outro lado, não faz bem ficar com a sujeira e o suor acumulado no couro cabeludo, já que pode acontecer a proliferação de fungos que causam queda de cabelo.

Se você precisa lavar todos os dias, o ideal é usar a técnica de Co-wash, que  é uma forma de lavar os fios sem usar o shampoo, utilizando uma mascara que seja liberada para Co-wash, que tem um componente que limpa os fios.

Também recomendam, antes de ir pra academia, usar um óleo reparador de pontas para proteger do suor. Ou treinar com óleo de coco nos cabelos.

Outro grande problema que eu passo é com o cabelo quebrado de tanto prender. Prender o cabelo ajuda na execução dos exercícios e protege o cabelo do suor, para não ficar encostando no corpo. Quem faz aéreos prende o cabelo forte, porque geralmente a xuxinha cai do cabelo quando fazemos quedas. Ou então eu tiro e prendo o cabelo umas 500 vezes na aula, porque fica frouxo. Prender o cabelo com frequência acaba quebrando os fios, como todo mundo sabe, por isso indicam usar xuxinha de meia (sim, feita de meia calça) e não apertar tanto. Além disso, não prender o cabelo molhado de jeito nenhum!

Uma seguidora me deu a dica de fazer um coque e prender com piranha. Outras tantas me falaram da xuxinha de meia. Acho que são boas opções para testar e ver o que funciona melhor no seu cabelo.

 

O que é, O que é?

Eu nunca tinha usado nenhuma das técnicas que me recomendaram. Eu já tinha ouvido falar, mas não sabia exatamente do que se tratava, então fui pesquisar sobre cada uma delas e vou explicar resumidamente pra você…

 

Cronograma Capilar

Nada mais é do que uma tabela dividida em 3 tratamentos: Hidratação, Nutrição e Reconstrução.
Segundo essa tabela, você deve lavar o cabelo 3x na semana.

Semana 1:
dia 1 – Hidratação | dia 2 – Hidratação | dia 3 – Nutrição

Semana 2:
dia 1 – Hidratação | dia 2 – Hidratação | dia 3 – Nutrição

Semana 3:
dia 1 – Hidratação | dia 2 – Hidratação | dia 3 – Reconstrução

Semana 4:
dia 1 – Hidratação | dia 2 – Hidratação | dia 3 – Nutrição

Esse é o cronograma capilar básico. Você começa por ele e adapta de acordo com o que o SEU cabelo precisa. E fazendo o cronograma básico, você percebe como o seu cabelo se comporta e o que ele mais precisa.

Mas, eu não sabia o que cada uma dessas coisas podia fazer pelo meu cabelo. Então descobri que:

Você precisa de Nutrição se seu cabelo está com frizz, sem balanço e desalinhado.
Você precisa de Reconstrução se seu cabelo está fino, murcho, elástico e com pontas duplas.
Você precisa de Hidratação se seu cabelo está ressecado, sem brilho e armado.

Entre um e outro, você precisa esperar 48 horas, para que seu cabelo consiga absorver os produtos 🙂

Mas e como escolher os produtos? Li que máscara de hidratação geralmente é à base de frutas (uva, manga…). Escolha o seu preferido. Cremes caros não necessariamente são os melhores.

Para nutrição você usa cremes que tenham óleo ou manteiga no nome (ou usa óleos vegetais no lugar, como óleo de coco e azeite).

Já para reconstrução, você pode usar queratina líquida, arginina, proteína e colágeno.

 

Low Poo

Essa técnica é o uso reduzido de substâncias com sulfato e petrolato  que são agressivas para o cabelo. Na embalagem vem dizendo “Liberado”.

 

No Poo

Com o No Poo, você não pode usar nada de shampoo. Em vez isso, usar a técnica do Co-wash, lavar o cabelo apenas com condicionador.

 

Vi um vídeo de um dermato (deixei esse e outros vídeos aqui em baixo pra você assistir) dizendo que para cabelo bem oleoso ou que tem alguma doença capilar, essa técnica não é ideal por não fazer a limpeza mais profunda do cabelo. Para quem tem cabelo seco ou quebradiço, é interessante.

Como comecei agora, ainda não tenho uma opinião formada sobre nenhuma dessas técnicas, mas comprei alguns cremes para começar a testar. Encontrei lá na Ikesaki tudo que eu precisava <3

Eu estou apaixonada pelo Kit Salon Line Hidra Coco. E comprei a máscara SOS Salonline Bomba de Vitaminas para hidratar, estou simplesmente AMANDO.
Já usei o Kit Salon Line Hidra Babosa e também é muito bom.

 

Aqui em baixo deixo os vídeos que assisti sobre cronograma capilar, dicas para prender os cabelos para academia, dicas para não quebrar os fios, No Poo e Low Poo. Espero que goste!

Comments

comments

Você pode gostar...