Equipamentos para ancoragem do tecido acrobático – AkroDicas
O tecido acrobático é fixado no teto ou em alguma estrutura interna do ambiente. Existem várias formas de ancorar o tecido no teto. É recomendado que a instalação seja feita por um profissional de segurança em altura e que o ambiente passe pela análise de um engenheiro que possa assegurar a segurança para a prática. Teto de gesso não oferece nenhuma sustentação para a ancoragem do tecido. Não utilize espaço com teto de gesso de forma nenhuma!
Se você quiser saber mais sobre o trabalho de segurança em altura, leia o post sobre NR 35 que eu já postei aqui no blog!
É indispensável também a manutenção, tanto da estrutura, quanto do tecido e dos equipamentos de ancoragem. Deve-se observar se o tecido está enfraquecendo ou rasgando e se precisa ser trocado. Temos que lembrar, constantemente, que a prática do tecido acrobático pode ser muito perigosa e a ancoragem do tecido é importantíssima.
Geralmente, o tecido acrobático é fixado acima dos 4 metros de altura, chegando até 12 metros aproximadamente. Como utilizamos o tecido dobrado, você precisa ter duas vezes a altura do espaço, mais uns dois metros de sobra de tecido. Ou seja, se o seu espaço tem 6 metros de altura, você precisa de 12 metros de tecido + uns 2 metros de sobra.
Além do equipamento de ancoragem, é necessário utilizar o equipamento de segurança, que no caso do tecido, é o colchão de alta densidade, também conhecido como "chicletão". Este colchão serve para amortecer quedas que possam ocorrer por acidente, principalmente no caso dos iniciantes. É indispensável a utilização desses colchões para os treinos.
É indicado que os iniciantes sempre comecem fazendo as figuras em uma altura baixa, perto do colchão, até pegarem confiança para subir mais. Nunca tente fazer algo novo, que você nunca fez lá no alto. Comece em baixo, teste, pegue confiança, técnica e depois suba um pouco mais. E SEMPRE pratique sob a vigilância de um professor qualificado. Ele saberá te orientar e te ajudar.
Existe é um exemplo de equipamentos utilizados para a ancoragem do tecido acrobático. É importante lembrar que cada equipamento tem pré-requisitos de material e de carga suportada. No Brasil, os equipamentos seguem as normas da ABNT e os equipamentos possuem certificações. Fique atento ao escolher seu equipamento! AQUI eu mostro como prender o tecido acrobático no freio 8.
Vou mostrar alguns dos equipamentos mais conhecidos e utilizados para aéreos, como forma informativa e educativa. Isso não é uma indicação nem sugestão. Você deve SEMPRE procurar um profissional para fazer a ancoragem dos equipamentos na sua escola, casa, espaço, teatro, etc...
Para que você saiba os nomes dos equipamentos, abaixo temos: Mosquetão – Destorcedor – Mosquetão – Anelão com orelha (ou freio 8):
Corda
É necessário que seja uma corda com alma, geralmente de 10 mm e é indispensável que seja própria para atividades de risco ou esportes de aventura. Todo o peso estará na corda, por isso é importante que ela seja adequada. É importante também não viciar a corda (não dar nó sempre no mesmo lugar, deixá-la guardada sem o nó). E atentar ao estado da capa (parte externa) e da alma da corda (parte interna). O seu equipamento é o que garante a sua segurança, não seja negligente. AQUI eu ensino como dar um nó 8 duplo na corda.
Destorcedor ou Giro
Geralmente feito de aço, de pelo menos 22, 24 kn, é ele quem garante a rotação do tecido. Como o próprio nome diz, ele serve para não deixar o tecido torcido. Não é um equipamento necessário, mas se você quer que seu tecido não torça ou se quer fazer truques que exigem giros, o destorcedor é indispensável.
Mosquetão
No kit, você vai precisar de dois mosquetões. Existem alguns tipos de mosquetão no mercado, com trava automática, trava simples e trava manual. O tipo de trava é o que determina a variação do preço, assim como o material em que o mosquetão foi feito. Normalmente utilizamos mosquetão de alumínio de pelo menos 28 kn.
Anelão com orelha ou Freio 8
No Brasil, o anelão com orelha é difícil de ser encontrado, mas você também pode utilizar o freio 8 (foto abaixo). É nele que o tecido será preso. Existe uma forma específica como o tecido é encaixado no freio 8 / anelão e eu gravei AQUI. Normalmente usamos o freio 8 de alumínino, de pelo menos 40 kn.
É muito importante que todos os equipamentos usados sejam adequados para a prática. Os equipamentos passam por testes, que mostram a carga suportada. Veja o teste destrutivo de um mosquetão. E aqui o peso do impacto de uma queda no tecido (em inglês, por Womack & Bowman). É importante que você saiba dos riscos e entenda sobre os equipamentos.
Sempre procure um rigger para tirar suas dúvidas e para fazer a ancoragem de forma correta! Neste vídeo do Youtube, eu converso com o Fernando Cervantes sobre ancoragem de aparelhos aéreos.
Tenha em mente SEMPRE: Segurança em primeiro lugar. A prática de aéreos pode ser muito perigosa se feita de forma inadequada e irresponsável, levando à graves lesões e até ao óbito. Lembre que você é responsável pelas suas atitudes e pelas consequências delas.
Espero que ajude 🙂