Qual a diferença entre alongamento, flexibilidade e contorção?

Você sabe a diferença entre alongamento, flexibilidade (flexionamento) e contorção? Apesar de muita gente achar que é a mesma coisa, não é!

Eu fiz algumas pesquisas e encontrei um material bem interessante sobre o assunto.

Flexibilidade

No instagram da Bruna Gama (@buhgama), por exemplo, achei a explicação mais simples de todas sobre a diferença entre alongamento e flexibilidade.

“Flex é o treinamento da flexibilidade, que tem a intensão de ir além da amplitude de uma articulação. Ir além do limite para alcançar a máxima amplitude possível. Existe flexibilidade ativa, passiva, dinâmica, estática, geral, específica, etc”.

Ainda segundo a Bruna, “Alguém com bom nível de flexibilidade consegue alcançar a amplitude máxima sem dor. Já o alongamento é utilizado para manter a articulação nos níveis normais. A manutenção da flexibilidade que você já tem.  Para não perder a flexibilidade, você faz alongamento”  🙂

Adorei essa explicação dela!

Tem um outro artigo que eu falo aqui no blog sobre a importância do aquecimento e do alongamento, Leia Aqui!

Alongamento

Espacate Vertical

No Portal Educação encontrei uma matéria sobre alongamento e flexibilidade que diz:

“O alongamento refere-se à capacidade do músculo de ser ”elástico”, de se “encompridar”. Flexibilidade refere-se à amplitude de movimento em uma determinada articulação e a facilidade com que esta se move. A flexibilidade geral refere-se o quão flexível são as principais articulações (quadril, coluna, cintura escapular…), sendo essa não esportiva, mas que permita realizar movimentos numa amplitude ótima, prevenindo lesões e proporcionando um estado de sentir-se bem. A flexibilidade específica é, ao contrário, aplicável somente nas exigências extraordinárias de determinadas modalidades esportivas e restringe-se somente às articulações pertinentes”.

“Um músculo alongado contribui para um maior grau de flexibilidade, aumentando assim a amplitude de movimento de uma articulação. Porém, não é apenas a elasticidade do músculo que determina o grau de flexibilidade de uma articulação, mas também outras estruturas como os ossos, ligamentos e outras estruturas associadas à cápsula articular, tendões e outros tecidos conjuntivos, e pele”.

 

Contorção

Já na InfoEscola  e na Fortíssima encontrei a definição de Contorção:
“O contorcionismo ou contorção é a forma de acrobacia que envolve flexões e torções no corpo humano.
 A base desta arte está na capacidade de dobrar articulações de modo incomum, ou seja, muito mais do que uma pessoa pode dobrar”.

 

Dá para perceber que são coisas diferentes, com objetivos diferentes. Todas as pessoas deveria fazer alongamento. Pessoas que querem ir além por conta de sua atividade física devem treinar flexibilidade. E contorção é um outro patamar, já considerada uma acrobacia por si só!

 

Pé na cabeça

Ou seja, em resumo:

  • Flexibilidade: Alcançar a máxima amplitude possível de uma articulação.
  • Alongamento: Manutenção a articulação nos níveis normais e a flexibilidade já alcançada.
  • Contorção: Um tipo de acrobacia que envolve flexões e torções do corpo

 

Espero que tenham gostado do artigo e que tenha ajudado vocês a entenderem a diferença! Explore o blog e encontre outros artigos que podem te ajudar 🙂

 

IG´s sobre flex, alongamento e contorção para você seguir:
@buhgama
@michelledlara
@georgiabergamim
@cirquephysio
@catie.brier.contortion
@micah.walters.movement
@inflexibleyogis
@bruxaquevoa

 

Comments

comments

Você pode gostar...