fbpx

Conhecendo a Lira

Como Surgiu o aparelho

A Lira Circense também é um aparelho aéreo muito conhecido atualmente. Há relatos de que o aparelho surgiu em meados de 1500 D.C. (depois de Cristo), em espetáculos da Grécia Antiga. Nessa época, a Lira era quadrada, feita em metal, com adornos, o que a fazia parecida com um instrumento musical chamado Lira e por isso ela ganhou esse nome.

 

Atualmente, o formato mais utilizado atualmente é o redondo (muita gente compara com o bambolê). Mas além de diferentes tamanhos, é possível encontrar a Lira em vários formatos como cubo, meia lua, dois círculos, duas ou três liras pequenas, uma pendurada em cima da outra, formato de estrela, gota… criatividade não falta. Algumas empresas fabricam liras personalizadas, no formato que você escolher 🙂

 

O tamanho correto

Talvez você não saiba, mas a Lira é considerada um aparelho individual. Isso, porque o tamanho da lira influencia muito em relação à altura do praticante. Você já ouviu alguém falar “nossa, essa lira é muito grande” ou “essa lira está pequena para mim” ? É por isso. a Lira deve ser “sob medida” pra você, claro se você tiver seu próprio aparelho. Se você faz aulas em uma escola, é possível que existam liras de diferentes tamanhos. Isso não impossibilita a prática, mas alguns truques são dificultados se você estiver usando uma lira muito grande ou muito pequena pra você.

E como escolher o tamanho certo da minha lira? Muito simples! Basta você medir do ossinho que fica na lateral do bombom, até o pé.
Fique de pé (com os pés juntos), dobre seu tronco pra frente (fazer a posição da mesinha, o tronco fica à 90 graus em relação as suas pernas). Então você mede do chão até o final do bumbum.

Se ela for muito grande, quando você deixa nela, não consegue alcançar a parte superior com o pé e muitas vezes você precisa dessa trava. Se ela for muito pequena, você bate com os pés nela, não consegue se sentar sem bater o topo da cabeça e fica impedida de fazer algumas manobras por se sentir “apertada” dentro do aparelho.

Existem já tamanhos pré definidos vendidos no mercado. 80, 85, 90, 95, 100, 105 cm…

 

 

O Material

A Lira é feita de metal (geralmente aço ou ferro). Algumas levam uma demão de tinta. Quando é apenas no metal, pode ser mais escorregadia. Quando pintada com a tinta correta, ela fica um pouco mais áspera, ajudando na pegada. Algumas pessoas também usam uma fita, colada ao redor da lira, que faz essa função de ajudar no atrito. Porém, alguns truques, onde você precisa escorregar, girar, podem não ser bem sucedidos quando a lira usa essa tape. Existem várias cores de tape e elas podem dar um charme especial à sua Lira 🙂 Mas de tempos em tempos, é preciso trocar essa fita. Removê-la, tirar toda a cola, higienizar e colar uma fita nova.

Geralmente, a Lira tem um ponto de ancoragem, onde ela fica presa por corda ou tecido. Ou pode ter dois pontos. Isso possibilita diferentes manobras.

Os praticantes costumam usar o magnésio, que ajuda a secar o suor das mãos, melhorando o atrito com o aparelho. Outras preferem usar o breu, que ajuda a “colar” as mãos.

AQUI eu comecei uma lista com truques no aparelho 😉

Espero que tenham gostado <3

 

 

Comments

comments

Você pode gostar...