Conhecendo o Tecido Acrobático
Como surgiu o Tecido Acrobático
O tecido acrobático é uma atividade circense de acrobacia aérea executada em um longo tecido suspenso, geralmente preso pelo meio, com as duas pontas penduradas.
Muitas pessoas tem curiosidade sobre a criação e a história do tecido acrobático. Mas ninguém sabe ao certo quem inventou a modalidade. Existem relatos de registros de desenhos de performances em panos de seda em festividades de imperadores Chineses, por volta do ano 600 depois de cristo. Depois disso, há relatos na Alemanha, entre os anos 1920 e 1930, de artistas que usavam cortinas de um cabaré para fazer performances.
A questão é que as atividades foram sendo adaptadas, uma sempre surgindo da outra. Dizem que o tecido como é usado hoje, é uma variação da corda lisa, uma outra modalidade que antigamente usava corda de sisal (hoje, de algodão). Que a corda lisa surgiu do trapézio ou até mesmo das cordas usadas nas montagens. Com o tempo, foram aprimorando as utilizações e os materiais.
Os formatos de Tecido Acrobático
Os formatos mais conhecidos do Tecido Acrobático hoje em dia são o Tecido Liso (preso pelo meio, com as duas pontas soltas) e o Tecido Gota (preso pelas pontas, com o meio livre).
Além desses dois formatos, existem ainda outras variações, como o Gota Dupla, o Tecido Marinho e o Marinho Duplo. O tecido utilizado é o mesmo, o que muda é a forma de prender o tecido. E cada um deles dá diferentes possibilidades.
O material utilizado para o Tecido Acrobático
Atualmente, no Brasil, usamos um tecido chamado Liganete. Apesar de não ser um tecido desenvolvido especificamente para a prática de acrobacias aéreas, o ligante tem se comportado bem. Ao fazer uma queda, por exemplo, o nosso peso pode se multiplicar por até quatro vezes. Por isso, é importante que o tecido seja feito de um material resistente, que aguente o impacto, assim como o local onde ele está pendurado e o equipamento utilizado para a ancoragem. Quer saber mais sobre equipamentos usados para a ancoragem de tecido? Aqui eu tenho um artigo sobre isso e Aqui tem mais dicas.
Em países da Europa ou nos Estados Unidos, os tecidos utilizados tem o poliéster em sua composição. Aqui no Brasil, costumamos utilizar liganete de poliamida. Existe também o acetato desportivo, utilizado na Argentina. Algumas pessoas se adaptam com um tecido mais “elástico” e outras preferem um tecido que trava mais. Depende do gosto, do esforço que a pessoa faz ao subir, de como o tecido amortece as quedas… é muito particular.
Sobre equipamentos e segurança
No meu canal do YouTube, tem uma live muito legal que eu fiz com o Carlos Sugawara sobre equipamentos e segurança e um bate papo com Fernando Cervantes, rigger profissional. Se você se interessa pelo assunto, sugiro que assista os dois vídeos:
http://https://youtu.be/I95arg2UFv8
Não esqueça de me seguir no Instagram e se inscrever no Canal do YouTube !