A história do Circo

Se você faz alguma aula acrobática, deve se interessar pela história do Circo e se perguntar como tudo isso começou. De forma beeeeem resumida, vou contar aqui tudo que descobri nas minhas pesquisas sobre o assunto.

 

A história do Circo

Praticamente todas as civilizações antigas praticavam algum tipo de arte circense. Chineses, Gregos, Egípcios, Indianos… há pelo menos mil anos existem registros dessas atividades. Várias pessoas mostravam suas habilidades pelas ruas e nas casas para os nobres.

A história do circo não é exata. Alguns dizem que o circo teve origem na Grécia antiga, durante os primeiros Jogos Olímpicos. Pinturas rupestres antigas mostram equilibristas em apresentações na China há mais de 4000 anos antes de Cristo.  Dizem ainda que alguns viajavam pela Europa mostrando sua arte.

Circo de lona

Segundo minhas pesquisas, o circo como é conhecimento hoje (espetáculo em lona com público pagante), foi idealizada pelo inglês Philip Astley, em 1768.

No século XIX o equilibrista britânico Thomas Taplin Cooke levou sua companhia de circo para fora da Europa. Se apresentou em Nova Iorque, nos Estados Unidos, disseminando a arte pelo território americano.

Com a chegada das Guerras Mundiais e crises econômicas, o circo sofreu grande retração. Com a chegada do rádio e da TV, criou-se uma grande concorrência de entretenimento, fazendo o circo perder força. Assim, os artistas viram-se forçados a inovar, criando novos números.

Astley conseguiu expandir seu circo e contratou vários artistas, apresentando-se em Pais, na França. O circo de Astley já contava com números com animais. Com a Revolução Francesa em 1789, Astley abandonou o país. Com o passar do tempo, a tradição itinerante dos artistas de circo de consolidou e motivou a expansão das cias circenses.

Com essas constantes mudanças, as companhias de circo desenvolveram técnicas de logística que facilitavam o deslocamento. Por ter grande eficácia, começaram a chamar atenção de equipes militares que se preparavam para a Primeira Guerra Mundial e que gostariam de aprender essas técnicas para serem usadas pelos militares.

O circo no Brasil

Acredita-se que o circo tenha sido trazido ao Brasil pelos ciganos, fugidos da perseguição Européia.

Hoje, as artes circenses são passadas também em escolas, não apenas “de pai para filho” como antigamente, conhecido como Circo Contemporâneo. A primeira escola de circo foi a Piolin, que surgiu em São Paulo em 1978. Já a Escola Nacional de Circo, foi fundada em 1982, no Rio de Janeiro . A ENC é a única escola profissionalizante de circo reconhecida pelo MEC no Brasil.

 

Por falar em novas formas de entretenimento, bom lembrar que a TV e principalmente o Cinema se renderam aos encantos do Circo. Tenho dois artigos falando sobre isso. O circo no cinema e Filmes sobre circo. Já leu? Clica e vai lá conferir.

 

fontes de pesquisa:
Infoescola
História do Mundo
História de Tudo
Wiki

Comments

comments

Você pode gostar...