Dicas de equipamentos

No post de hoje, vou dar dicas sobre equipamentos para ancoragem do tecido acrobático. Todas as informações que eu escrevi nesse post são fruto de pesquisa e conversa com pessoas com mais experiência do que eu. Não sou profissional em ancoragem nem em segurança em altura, mas sempre busquei informação para entender e ter o máximo de segurança possível. Se você quer trabalhar com segurança em altura, sugiro que procure um curso de NR-35. Não sabe o que é? CLIQUE AQUI e leia o post que eu fiz sobre o assunto.

Porque eu uso equipamento para pendurar meu tecido acrobático? Porque é a melhor forma de não desgastar meu tecido. Ao passar ele em árvores, pontes ou qualquer estrutura que tenha “cantos vivos”, isso pode danificar e até rasgar o tecido. Hoje eu utilizo uma corda, um mosquetão e um freio 8. Para saber mais sobre esse kit (ainda mais completo) LEIA AQUI o post que eu fiz sobre equipamentos.

 

EQUIPAMENTOS
A primeira coisa a esclarecer é a importância do equipamento. Você sabia que uma queda no tecido acrobático pode gerar um impacto de até SEIS VEZES o peso do acrobata? Pois é, acho que dizendo isso é o suficiente para você acreditar que o equipamento correto é importante, certo? Além da importância do local onde o tecido está pendurado.

O equipamento sempre sofre desgaste com o passar do tempo, por isso é preciso inspecionar com frequencia, não apenas o equipamento, como o seu aparelho também. Não utilize se perceber desgaste ou algo suspeito.  É impossível saber o tempo de vida do equipamento, pois depende da forma de uso e quantidade de uso. Sempre garanta que está tudo ok. Sua vida pode estar em risco usando um equipamento desgastado.

especificações gravadas nos equipamentos de metal

 

foto ilustrativa do Blog da Escalada

EQUIPAMENTOS DE METAL
Os equipamentos são desenvolvidos para aguentar determinado peso e, normalmente, isso vem escrito nele. Ao comprar equipamentos de metal, procure utilizar inox. É um material mais resistente e durável. Evite jogar ou deixar seu equipamento de metal cair no chão ou bater nos lugares. Tenha cuidado. Isso pode danificá-lo. Na foto ao lado, é possível ver o desgaste no mosquetão, que chega a ter o formato da corda. Este é um indicativo de que o mosquetão está desgastado e deve ser trocado. Sempre verifique as especificações do equipamento para saber se ele é o ideal para a atividade. Saiba mais sobre isso nesse post.

 

foto ilustrativa do Blog da Escalada

CORDA
Lembra do impacto que o tecido precisa segurar? Então… o tecido está preso na corda, certo? Então ela também precisa estar preparada para isso. O ideal é multiplicar seu peso por 6 para descobrir quanto a corda precisa suportar. Faz portagem? Adicione também o peso de mais uma pessoa. AQUI eu ensino como fazer um nó 8 na corda, para prender o tecido com mosquetão e frio 8. E AQUI tem um vídeo da CircusFit ensinando a fazer um nó 8 para prender na lira.

 

 

 

foto ilustrativa do Blog da Escalada

VEJA AQUI mais detalhes sobre corda.

Cuidados com a corda:
– Verifique se a corda aguenta o peso e se é certificada;
– Guarde em lugar seco, longe de umidade e da luz solar;
– Não guarde com o nó;
– Toda corda tem vida útil, anote a data de compra da sua corda e verifique com o fabricante;
– Prefira cordas de poliéster ou polipropileno;
– Evite atrito da corda com superfícies ásperas;
– Nunca amarre a corda em locais com cantos vivos (pontiagudos, etc).

Exemplificação de corda com alma, da Polaris

No Blog da Escalada, você encontra mais informações sobre equipamentos como corda e mosquetão. Dicas sobre corda estática e corda dinâmica no site Trilhas e Aventuras.

Se você tem dúvidas, converse com um profissional de segurança.

 

Kn
“Quilograma força” é uma unidade de medida do Sistema Técnico Terrestre. Um mosquetão que pode aguentar 22 Kn significa que a ruptura se produz a 22 Kn (2.200 daN) ou aproximadamente 2.200 kgf.
22kN (2.200 kg) é a força máxima que aguenta antes de romper-se. Todo equipamento possui três estados: elástico, plástico e ruptura. O valor contido no corpo do equipamento (22 kN) é do de ruptura.

1 kN (quilo newton) = 100 Kg (quilograma)
1 t (tonelada) = 1000 kg (quilograma)

Se você compra uma corda que suporta 25.50 kn, significa que: 1kn = 100kgf portanto sua corda suporta 25.5kn x 100kgf = 2.550kgf (kgf) kilogramaforça

fonte: Blog da Escalada

Dúvidas? Confira o Conversor de medidas.

 

 

 

Comments

comments

Você pode gostar...